quarta-feira, 21 de julho de 2010

Inteligência Emocional


Ontem estava sem sono e depois de fazer umas diagramações no computador, fui ver Tv.

Acabei parando no canal GNT que estava exibindo o Programa Happy-Hour. Particularmente adoro assistir esse programa !!

O Tema de ontem era "Inteligência Emocional". Que programa enriquecedor... Conteúdo sólido e forte !!! Estou lendo um livro de PNL que uma amiga me emprestou e tem tudo a ver !!! Por isso me interessei tanto pelo programa ...
.......
Apresentadores e convidados conversam sobre a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, e como lidar com eles, a chamada inteligência emocional.
.......

Quem quiser, pode assitir ao vídeo no site. Excelente programa !!!! Aprendi um pouco mais sobre relacionamentos de todos os tipos.

............

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

...........
Salovey e Mayer definiram inteligência emocional como:

"...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).
Dividiram-na em quatro domínios:

1. Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.
2. Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
3. Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
4. Controle (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – e a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
...............

Mais uma vez percebo que buscamos em outras pessoas o que nos falta !!! Uma psicóloga me disse isso uma vez e nesse programa o psiquiatra fala muito sobre isso !!! Ameiiiii... Cresci muito com essas informações !!!!!

É isso... Vamos buscar a ''inteligência emocional" para sabermos lidar com nossos sentimentos, reações e com a dos outros!!! É a vida...

Dias bons... Tô muito tranquila !!!
Beijos pra quem é de beijo... Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar aqui nesse espaço tão especial pra mim !! Seu comentário é muito importante... Seja bem vindo !