domingo, 22 de março de 2009

Saudade...

Hoje amanheci com um email lindo, super autentico de uma pessoa (amiga) muito especial pra mim. Mais uma vez sinto o cuidado de Deus comigo. Me sinto feliz !!! Esse email me fez pensar sobre a "saudade".
Sentimos saudade de tudo que nos fez bem. Sentimos falta do que não temos mais!!! A saudade pode ser boa e pode doer um pouco !!!

Eu sinto saudades de muitas coisas, pessoas e a pior delas é quando sabemos que não será saciada !!! A saudade eterna... Pode ser de um ente querido que se foi, pode ser de uma situação vivida que não voltará, pode ser de uma amizade perdida. Infelizmente não podemos voltar o tempo e alterar o curso das nossas vidas. O que já foi é passado e ponto final . Só restará a saudade.......

Sinto saudades eternas do meu pai que faleceu tem aproximadamente 10 anos.
Sinto saudades eternas da minha infância onde as minhas preocupações eram lindas !
Sinto saudades eternas de sentir meu filho se mexendo na minha barriga, dele bebê...

Mas tb sinto saudades de algumas amizades verdadeiras, do meu filho quando não está perto de mim e essa saudade é gostosa pois sei que logo logo poderei abraçá-lo, beijá-lo muito e matar essa saudade.

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi criada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.

O termo saudade acabou por gerar derivados como a qualidade "saudosismo" e seu adjetivo "saudosista", apegado à ideias, usos, costumes passados, ou até mesmo aos princípios de um regime decaído, e o termo adjetivo de forte carga semântica emocional "saudoso", que é aquele que produz saudades, podendo ser utilizado para entes falecidos ou até mesmo substantivos abstratos como em "os saudosos tempos da mocidade", ou ainda, não referente ao produtor, mas aquele que as sente, que dá mostras de saudades.

Saudade não tem idade, sexo, etnia, státus ou credo. O ser humano sente saudade em qualquer tempo. "O tempo não para... Só a saudade faz as coisas pararem no tempo !!!"
....

Quero deixar um beijo enorme para a pessoa que me escreveu hoje e que é muito importante pra mim !!! Não vou citar seu nome, mas quero te dizer que vc é uma pérola de Deus e sua transparência é uma linda virtude !!!! Saudades de vc...............

...

Em Cristo e pelos vínculos do Amor, Dani

Um comentário:

Obrigada por me visitar aqui nesse espaço tão especial pra mim !! Seu comentário é muito importante... Seja bem vindo !