quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Expressões Caminho das Índias

A novela "Caminho das Índias" acabou, mas o povo continua usando as expressões da novela.


Seguem abaixo os significados tirados do blog da Autora:


......................
- ARE BABA- é uma exclamação. Equivale a um "poxa!" "ô Deus" "nao" "nao brinca" "ah, nào"

- BAGUAN KELIE- por Deus! ô meu Deus!

- AREBAGUANDI- também no sentido de "ai meu Deus"! (quando se poe esse final "di", acrescenta-se um respeito maior à pessoa a quem você se dirige. Assim, arebaguandi é um "ô meu deus"mais respeitoso ainda que o BAGUAN KELIÊ)

- BALDI ou PAPA- pai

- MAMI ou MAMADI- mãe

- DJAN- querido, amado

- TCHALÔ- vamos!

- DJAN. DJAN- vá, vá, vamos
    

- ULU- pessoa estúpida, burra

- ULUCAPATÁ- o maior de todos os burros! "grande senhor dos burros", como traduzem os indianos

- ATCHÁ- expressao de satisfação

- ATCHATCHATCHA- expressão que traduz muita satisfação

- FIRANGHI- estrangeira

..................

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar aqui nesse espaço tão especial pra mim !! Seu comentário é muito importante... Seja bem vindo !